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Salário [sugestão]
#1 Drubak Enviado : 31/03/12 01:07
Jogador: Drubak
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Algumas vezes os personagens não estarão necessariamente pilhando criaturas ou vasculhando masmorras em busca de riquezas. Pode acontecer deles quererem arrumar um emprego e trabalhar. Com base nisto desenvolvi um cálculo simples para saber quanto os personagens ganharão por dia em suas atividades. O cálculo é o seguinte:


Total da habilidade x 2 Moedas de cobre ao dia.

Modificado pelo somatório entre o grau de concorrência e nível de procura.




Concorrência Muito grande: -20% do ganho por dia

Concorrência Moderada: -10% do ganho ao dia

Concorrência Leve ou sem concorrência: Sem modificador

Demanda Leve: +10%

Grande demanda: +20%



Eis o exemplo: Nicodêmus é um médico, seu total em medicina é 5 (nvl 3 +2 de intelecto). Pesquisando, ele descobre que embora exista uma concorrência moderada (-10% do ganho diário) de médicos na cidadela onde deseja trabalhar, ainda assim existe uma grande demanda de profissionais dessa área (+20% do ganho diário).

Nicodêmus consegue arrumar um emprego (Graças aos sucessos em testes sociais ou do emprego em questão ou uso de magia). Ele receberá: 5 x 2 + 10% Moedas de cobre por dia, ou seja, 11 moedas de cobre ao dia de trabalho.



Nota: Donos de estabelecimento/ propriedades ou uso de empregados pode aumentar a base do cálculo para 3, 4 ou até 5x seu total na atividade que se usa para ganhar dinheiro.


Nota 2: Guardas, aventureiros contratados por um reino, patrono rico, ou caso o mestre deseje passar um tempo na aventura e os personagens desejem trabalhar como mercenários ou qualquer uma das profissões desta nota, receberão por dia: o atributo chave de sua classe: guerreiros (força), clerigos (carisma), magos (intelecto), bardos (carisma), ladinos (agilidade), rastreadores (percepção) + nível x 2 MC por dia.


Ps.: Fiz essa tabela com base no ganho diário, porque aventureiros dificilmente param por muito tempo em um lugar. Entretanto, determinados empregadores, exijam um contrato de no mínimo 1 mês, no final dele, vem o salário. Abandonar o emprego antes deste prazo significa não receber, receber dinheiro, receber com grande redução ou mesmo ser preso/ morto, dependendo do tipo de atividade em questão.


Ps.: Para ganhar o dinheiro mensal ou diário, o personagem deverá trabalhar no mínimo de 8-12 horas por dia com base no trabalho e contrato. Autônomos recebem metade caso trabalhem 4-6 horas, 1/4 caso trabalhem de 2/3 horas.




#2 Hector Folha-Palida Enviado : 31/03/12 04:02
Jogador: Hector Folha-Palida
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Eita que eu tô vendo uma atualização do Livro de Regras Opcionais no Horizonte.
#3 PL Enviado : 31/03/12 09:06
Jogador: PL
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I like it Applause
#4 arabedoido77 Enviado : 31/03/12 13:18
Jogador: arabedoido77
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Curti bastante. Acho que com algo assim, realmente vai diminuir um pouco esse negócio de personagens ficarem perdendo tempo na aventura pilhando mortos e chorando miséria por algumas moedinhas a mais.
#5 Drubak Enviado : 31/03/12 21:26
Jogador: Drubak
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Percebendo a aprovação das pessoas mais ativas no fórum, gostaria de saber qual é o próximo passo. Votação para oficialização para se tornar regra básica? Votação para se tornar regra opcional oficial? Ou é necessário esperar mais participações para abrir votação?
#6 Leonardo Enviado : 31/03/12 22:23
Jogador: Leonardo
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APOIADO!! CLT para bardos, guerreiros, magos e afins!!! uhahuahua Dancing Applause

Muito Feliz
#7 Fábio_CM Enviado : 01/04/12 19:39
Jogador: Fábio_CM
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Eu acho a ideia e a sugestão ótima, mas antes (ou em paralelo) eu acho que é preciso dar um rumo para como fica o uso de habilidades sem estágio ou em estágio baixo para especialistas (afinal um médico pode ser um grande médico e não ser um aventureiro).
#8 Drubak Enviado : 02/04/12 00:59
Jogador: Drubak
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Eu acho a ideia e a sugestão ótima, mas antes (ou em paralelo) eu acho que é preciso dar um rumo para como fica o uso de habilidades sem estágio ou em estágio baixo para especialistas (afinal um médico pode ser um grande médico e não ser um aventureiro).



Acredito que nada impede pessoas comuns de possuir níveis. A diferença é que não terão energia heróica, a maioria não saberá usar armas, técnicas de armas ou magias, mas habilidades elas podem ganhar (o número de pontos por nível vai de acordo com a história de vida ou ofício que ela desempenha). Levando isso em conta, nada impede uma pessoa comum de possuir níveis em habilidades que os faça ganhar dinheiro.


Desse modo, seria possível um personagem encontrar um riquíssimo anão de nível 20 especialista em produzir as mais belas jóias da face de Tagmar (embora esse anão não necessáriamente saiba lutar, usar magia ou tenha energia heróica).



Ps.: Nicodemus é um npc que uso em minha aventura, é um velho na faixa de 70 anos que trabalha como médico 'legista' e herborista na cidade de Serfa. Apesar de nunca ter sido um aventureiro, entende bem mais de medicina, que os personagens dos jogadores (atualmente em estágio 2), inclusive, o mago do grupo, se tornou seu aprendiz em medicina Feliz
#9 Ares Enviado : 03/04/12 13:58
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Muito legal a regra Muito Feliz
#10 Fábio_CM Enviado : 03/04/12 14:40
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Drubak escreveu:
Acredito que nada impede pessoas comuns de possuir níveis. A diferença é que não terão energia heróica, a maioria não saberá usar armas, técnicas de armas ou magias, mas habilidades elas podem ganhar (o número de pontos por nível vai de acordo com a história de vida ou ofício que ela desempenha). Levando isso em conta, nada impede uma pessoa comum de possuir níveis em habilidades que os faça ganhar dinheiro.


É claro. Também penso assim. Mas daí você está criando um personagem "extraoficial", fora das regras. Se forem existir regras para níveis de habilidades, também acho que devem existir regras para enquadrar pessoas comuns.
Já falei isso aqui algumas vezes, mas nunca deu em nada.

Veja isso. É mais ou menos o que estou falando.
#11 Drubak Enviado : 03/04/12 15:44
Jogador: Drubak
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Antes de mais nada agradeço os comentários de todos neste tópico, confesso que fico feliz com o grau de aprovação, mas ressalto que embora feliz, quem ganha mais com este incremento na regra (seja ela classificada depois como básica ou opcional) é o próprio sistema.




Citação:
Se forem existir regras para níveis de habilidades, também acho que devem existir regras para enquadrar pessoas comuns.
Já falei isso aqui algumas vezes, mas nunca deu em nada.



Bem, segundo o livro de regras básicas, não se pode ter nível maior que seu estágio em uma determinada habilidade.

Ex.: alguém que tenha nível 10 em comércio não poderia ter estágio menor que 10, embora o seu total (nível na habilidade + valor de atributo) possa ultrapassar isso. Por isso concluí que se existem grandes comerciantes/ profissionais não-aventureiros, eles precisariam ter estágio superior a 1. Até por que, como um mestre cervejeiro vai ter por exemplo total 15 em herbalismo se ele é de primeiro estágio? As regras gerais do sistema impedem isso.


Quanto a tabela que tu desenvolveu para não-aventureiros eu achei interessante, embora já tenha lido em algum lugar, só não lembro onde, que pessoas comuns não tem energia heróica (mas acho que nada impede um comerciante de já ter passado por situações difíceis, como um assalto por exemplo, ou um soldado sem treinamento que poderia ter aprendido a se virar em situações de risco):

Citação:
Profissão: Não-aventureiros
EH básica: 0
Pontos de habilidade iniciais: 8
Grupo penalizado: nenhum
Pontos para grupos de armas: 1
Técnicas de combate: 1
Energia heróica por estágio: 1-5, +0; 6-8, +1; 9-10, +2.


Apoio esta tabela, ela pode ser útil na construção de NPCs/ PDMs importantes para a história, mas que não sejam aventureiros propriamente, como o Dr. Nicodemus, um dos mais queridos pelos jogadores de minha campanha até agora Feliz
#12 Fábio_CM Enviado : 04/04/12 08:58
Jogador: Fábio_CM
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Citação:
"...embora já tenha lido em algum lugar, só não lembro onde, que pessoas comuns não tem energia heróica.

Não é que não possa, mas normalmente não tem. O normal para uma pessoa comum é ter EH=0. Também não lembro onde está escrito, mas acho que no manual de regras.
É normal também a pessoa comum ter estágio baixo! As chances dela obter alguma EH nos dados pela tabela mostrada é pequena, e somando a isso o fato de que se ela não se arriscar enquanto esteve naquele estágio o mestre deve aplicar uma penalidade ao dado jogado durante o aumento de estágio (por heroísmo. Está na seção evolução), temos um não-aventureiro de nível 10 que até terá alguma EH, mas não passará de poucas unidades (ou seja, ele até consegue pular pra longe de um golpe bem dado, por sorte, talvez).
#13 Drubak Enviado : 04/04/12 10:47
Jogador: Drubak
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Como disse antes, concordo contigo, achei interessante a tabela também, mas acho que estamos saindo do foco do tópico. Particularmente gostaria de saber qual o próximo passo para a sugestão que dei sobre o salário. Se vai virar regra extra oficial primeiro, depois vai para votação para virar oficial básica, ou se vai ser votada para o livro de regras opcionais. Algum coordenador me dê uma ajuda nesse sentido Feliz
#14 Drubak Enviado : 04/04/12 10:52
Jogador: Drubak
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Como disse antes, concordo contigo, achei interessante a tabela também, mas acho que estamos saindo do foco do tópico. Particularmente gostaria de saber qual o próximo passo para a sugestão que dei sobre o salário. Se vai virar regra extra oficial primeiro, depois vai para votação para virar oficial básica, ou se vai ser votada para o livro de regras opcionais. Algum coordenador me dê uma ajuda nesse sentido Feliz


O mesmo vale para a regra atualizada de ataques múltiplos remasterizada: Regra de ataques múltiplos remasterizada (versão outono).


Caso queira se divertir replicando meu último post: Se entender provavelmente vai rir!
#15 Fábio_CM Enviado : 04/04/12 14:13
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A regra está muito boa, mas acho que o valor deve ser aumentado. Uma refeição barata custa 3 m.c. Considerando que uma pessoa faça uma refeição por dia, ela deveria ser de estágio 2 (pela sua proposta) para poder fazê-la. Talvez um multiplicador de 4 ou 5 fique melhor.

Por outro lado, como a regra é linear, isso mostraria o quanto o estágio é importante. Por exemplo, um personagem de 5º estágio teria um salário cinco vezes maior do que o salário de um de primeiro nível. Se a renda anual de um personagem de primeiro estágio é de 40 moedas de ouro, a de um de estágio 5 seria de 200 (uma casa grande com muralhas em um ano)!!!


Ainda vejo duas outras consequências:

1) Ficou estabelecido um salário médio pelos serviços. Assumindo que o nível mais comum seja 1 (e que alguns até realizam trabalho sem nível - deve-se criar uma abertura para isso), então a renda mensal média será de 60 moedas de cobre, pela sua proposta (que julgo dever ser aumentada). Isso pode afetar o modo como se enxerga o dinheiro inicial.

2) Não há diferença por trabalho mais ou menos especializado. Independente de ser um guia (sobrevivência) ou um médico (medicina), o salário é o mesmo. Da mesma forma, ela não considera o custo em matéria prima para a confecção dos equipamentos. Se é apenas o líquido dos serviços, talvez acabe gerando conflito com o custo das matérias primas (talvez o negócio seja só ignorar isso).

Veja bem, um personagem jogador de alto estágio (13, 14, 15...), poderia resolver viver bem de uma ou mais profissões que saiba fazer! Isso gera a pergunta: existem ex-aventureiros experientes pobres?
#16 Drubak Enviado : 04/04/12 15:40
Jogador: Drubak
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O estágio é determinante porque as regras dizem que o personagem não pode ter nível na habilidade superior ao seu estágio! Deste modo, quanto mais estágio, mais nível de habilidade, e quanto mais nível de habilidade, maior será o total do personagem, o que lhe fará gastar menos material para produzir, pois saberá evitar desperdício ou reaproveitará material, mais descontos com fornecedores, mais velocidade na produção, mais clientes vai ter porque sua fama terá se espalhado, etc.

Isto explica o fato de alguém de estágio 5 ganhar bem mais dinheiro que alguém de estágio 1. Não se pode mudar nem ignorar a limitação de nível não poder ultrapassar o estágio do personagem, caso contrário todo o sistema precisaria mudar.


Quanto ao lance de não haver distinção entre as funções também pode ser explicado:

Um músico iniciante não ganha muito dinheiro, entretanto conforme adquire estágios (o que lhe permitirá aumentar seu nível em arte), fará com que ele toque melhor e sua fama se espalhe. Com isto, ele poderá ser convidado para se apresentar em cerimônias de nobres, tornando-se inclusive apadrinhado por um rei que preze a boa música. Os micenas na era moderna são um exemplo disso, apadrinhavam jovens artistas para patrocinar seus estudos.

Um guia iniciante teria pouco prestígio pois viu poucas criaturas e não conhece bem os perigos do mundo. Mas um guia experiente, poderia guiar caravanas comerciais por trilhas perigosas, repletas de criaturas, sem que fosse preciso um combate. Imagine quanto uma caravana comercial estaria disposta a pagar a um guia destes para manter o monopólio comercial em uma determinada região?

Alguem perito em furtividade e persuasão poderia servir como espião militar para o reino de Verrogar por exemplo, imagine quanto o Rei deste império poderia pagar por informações cruciais de guerra?

Basta usar a imaginação neste caso, todas as habilidades podem ser fontes fantásticas de renda. Não importa o que você faz, mas sim, o quão bom você é e para quem você trabalha! Claro que determinadas profissoes tem mais prestigio social. Um nobre altamente refinado, achará um ferreiro um homem rude, já um escriba será visto como um homem letrado, mas nada impede este mesmo ferreiro de vender armas e armaduras para o exército particular deste mesmo nobre, e enriquecer muito com isto.


O objetivo da regra é ser simples, cálculo complexo de custo de matéria prima, desgaste de ferramentas de trabalho, ganho/hora com base no ciclo de férias de seus empregados, não precisa entrar aqui. Até porque haveriam muitas variáveis que modificariam a aquisição de dinheiro diáriamente, por isto optei por apenas 3 fatores principais: Competência (medida em total do personagem na habilidade), Concorrência, e demanda. Mais que isto na minha opinião ficaria cansativo e pouco prático.



Ex aventureiros já possuiram seus dias de glória, entretanto se desejam parar de se aventurar e de trabalhar, fatalmente irão ficar pobres. Salvo se estes conseguiram atingir algum salário vitalício dado por alguém grato por seus serviços prestados no passado.

Acho que o preço dessa comida aí é comprada, se for cozinhar a própria, a pessoa gasta menos.

ex.: Em minha aventura, quando os jogadores resolvem produzir alguma coisa para eles, como por exemplo, arma, armadura, mochila, etc.: O custo fica reduzido a 50%, porque ele não cobraria mão de obra dele mesmo, e teria tooodo o trabalho para produzir, sem contar no risco do que ele produzir ser de má qualidade (testes ruins de habilidade).

Deste modo, uma pessoa que faça a própria comida gastaria de 1 ou 2 moedas de cobre no lugar de 3.

Mas talvez aumentar o múltiplicador para 4 seja interessante, afinal muitas pessoas precisaria sustentar os filhos pequenos ou mesmo mulheres que não podem trabalhar, e mesmo com a redução de 50% no preço do alimento cozinhado, não seria possível uma pessoa com profissão no primeiro estágio manter sua família, minimamente alimentada.


Então, digam se corcordam que invez do ganho diário padrão ser: total de habilidade x 2 + condições de concorrencia e demanda, é justo que o personagem receba por dia em moedas de cobre o total de habilidade x 4 + condições de concorrência e demanda.


Opinem!










#17 Ares Enviado : 04/04/12 15:52
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Drubak escreveu:
Quanto ao lance de não haver distinção entre as funções também pode ser explicado:

Um músico iniciante não ganha muito dinheiro, entretanto conforme adquire estágios (o que lhe permitirá aumentar seu nível em arte), fará com que ele toque melhor e sua fama se espalhe. Com isto, ele poderá ser convidado para se apresentar em cerimônias de nobres, tornando-se inclusive apadrinhado por um rei que preze a boa música. Os micenas na era moderna são um exemplo disso, apadrinhavam jovens artistas para patrocinar seus estudos.

Um guia iniciante teria pouco prestígio pois viu poucas criaturas e não conhece bem os perigos do mundo. Mas um guia experiente, poderia guiar caravanas comerciais por trilhas perigosas, repletas de criaturas, sem que fosse preciso um combate. Imagine quanto uma caravana comercial estaria disposta a pagar a um guia destes para manter o monopólio comercial em uma determinada região?

Alguem perito em furtividade e persuasão poderia servir como espião militar para o reino de Verrogar por exemplo, imagine quanto o Rei deste império poderia pagar por informações cruciais de guerra?

Acho que a questão é.
Um medico com lvl 10 deve ser um ótimo medico e possivelmente ganha mais dinheiro que um comerciante de lvl 10.Ou menos,mais dificilmente o lucro de ambos será igual pois certas funções podem ser mais valorizadas que outras.

Outro fator importante que vejo que é determinados trabalhos estão ligados a mais de uma habilidade.Comerciante deve ter no minimo um nível bom em comercio e barganha e as duas seriam usadas frequentemente.Então neste caso como seria feito o calculo?
Habilidade X+Habilidade Y x 2(ou 4) + outras condições?
#18 Drubak Enviado : 04/04/12 16:06
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A média entre ambas Ares. Observa-se o total das duas habilidades, soma-se, depois divide-se por 2, no caso de duas habilidades envolvidas. Por 3 no caso de 3, e assim por diante.


ex.: Digamos um personagem que tenha arte, decida produzir quadros, e depois vende-los: O mestre decide que ele precisará tanto de arte quanto de comércio.

Ele possui total 5 em arte e 4 em comércio. 5 + 4 = 9 / 2 = 4,5 (arrendondando para baixo 4). Logo, o cálculo de ganho diário deste artista será com base no total 4.



Pela minha sugestão antiga: total 4 x 2 = 8 mc por dia vendendo quadros.

Pela sugestão nova: total 4 x 4 = 16 mc por dia vendendo quadros.

Nota: isto julgando que ele está numa área sem modificadores de concorrência ou demanda.
#19 Fábio_CM Enviado : 04/04/12 17:09
Jogador: Fábio_CM
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Drubak escreveu:
A média entre ambas Ares

Acho melhor ser o menor dentre os dois valores. A habilidade limitante.

Drubak escreveu:
O estágio é determinante porque as regras dizem que o personagem não pode ter nível na habilidade superior ao seu estágio! Deste modo, quanto mais estágio, mais nível de habilidade, e quanto mais nível de habilidade, maior será o total do personagem, o que lhe fará gastar menos material para produzir, pois saberá evitar desperdício ou reaproveitará material, mais descontos com fornecedores, mais velocidade na produção, mais clientes vai ter porque sua fama terá se espalhado, etc

Muito bem, mas isso coloca em cheque um conceito do sistema, que em Tagmar nem é muito discutido: o que significa o estágio, poder ou experiência? Para as profissões jogadores certamente um alto estágio significa muito poder e até influência. Note que, tratando dessa forma, teremos vários "alfaiates de estágio 8" ao redor do mundo (os dos reis, por exemplo). Isso estaria de acordo com o sentido de estágio usado até hoje?
Caso não esteja, devemos ampliar a conotação de estágio para incluir essas pessoas ou não? Eu acho que sim.

Obs: Concordo com o aumento do multiplicador para 4.
#20 Drubak Enviado : 05/04/12 01:39
Jogador: Drubak
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Eu trato o estágio de npcs não aventureiros com base no grau de competência em seu ofício e algumas vezes na idade dele (embora algumas pessoas possam ser prodigiosas, como um jovem pianista de 12 anos de idade que ví outro dia...) Enfim, eis um exemplo:

Ex.: Um velho ferreiro anão conhecido por sua maestria em forjar as armas mais afiadas de todo o reino de Ludgrim poderia ser uma pessoa de estágio 15, embora não saiba combater, é um dos melhores em sua área, possuindo um total 18 em trabalho em metal! Já seu aprendiz pode ser um jovem humano de estágio 1, pois não tem experiência nenhuma no ofício em questão, e ainda é bastante jovem.

Não acho que o estágio para pessoas (sem classes de personagem aventureiros) tenha o mesmo sentido que para um aventureiro, afinal eles não ganham, magia, técnicas com armas, mas sim suas competencias em seus ofícios, logo, sim. A conotação do sentido de estágio deve ser expandido para incluir estas pessoas.

Quanto no caso de uso de duas habilidades necessárias para uma atividade de ganho, o uso do menor valor pode ser uma solução para o problema também, mas não descarto o cálculo médio, acho que isso deveria ser discutido pelos outros, ambas as opções me parecem interessantes.

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