Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Magia Alucinação [Dúvida]
#1 El Gato Enviado : 02/05/12 18:00
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Olá amigos tagmarianos, não é uma dúvida propriamente dita, eu apenas gostaria de saber a opinião dos senhores sobre uma situação.

1) Vocês permitiriam fazer a vítima acreditar que se passou mais tempo do que na verdade passou?

2) Se "sim" a vítima acharia que o tempo estaria passando rápido demais?
Ex: Como um filme passando com a velocidade dobrada.


OBS: Essa magia não é versátil demais para ser uma das conhecidas?
Não seria mais prudente colocar outra magia em seu lugar, e esta ir figurar entre as perdidas?

Citação:
Alucinação
Evocação: Instantânea
Alcance: 20 metros
Duração: Variável

Esta magia afeta um ou mais sentidos de uma
pessoa, fazendo com que ela sofra uma alucinação
por algum tempo caso falhe na sua Resistência à
Magia. A duração da alucinação e o número de
sentidos afetados (tato, audição, visão, etc)
dependem da dificuldade do efeito usado.
Caso a vítima deste feitiço obtenha sucesso em sua
Resistência à Magia ela não sofrerá nenhum efeito.
Algumas vezes as alucinações causadas podem dar
chance a vitima de perceber que o que ela está
sentindo não é normal. Quando isto acontecer, a
vítima tem direito a tentar uma Percepção difícil.
Caso obtenha sucesso, saberá que não pode confiar
em seus sentidos, mas continuará sob o efeito da
magia. A evocação deste feitiço é muito discreta e,
por isto, não pode ser percebida normalmente.
A alucinação pode afetar o(s) sentido(s)
escolhido(s) pelo evocador e tomará qualquer
forma escolhida pelo mesmo, o evocador deverá
apenas escolher o que ele deseja que a vítima
perceba. Caso a vítima tenha falhado na sua
Resistência à Magia, ela perceberá apenas aquilo
que o evocador deseja que ela perceba.
Enquanto a magia permanecer em operação, o
evocador pode mudar o que ele deseja que os
sentidos da vítima captem, desde que a vítima
esteja dentro do alcance da magia e no campo de
visão do evocador. Caso este se afaste da vítima
além do alcance do feitiço ou perca a vítima de
vista, esta continua percebendo (ou não
percebendo) o que o evocador determinou até o fim
da duração.
O evocador pode desejar, por exemplo, que a
vítima veja um terreno plano no lugar do abismo
que se encontra à sua frente, que seus amigos são
monstros, que não veja nem ouça o evocador e seu
grupo passarem à sua frente, etc.

Note que, como este encanto afeta a mente da
vítima e não ondas de luz, etc, apenas a vítima
perceberá a alucinação, devendo agir conforme as
informações que lhe chegam.

• Alucinação 1: Cria uma alucinação, afetando 1
sentido por 3 rodadas.
• Alucinação 2: Cria uma alucinação, afetando 1
sentido por 5 rodadas.
• Alucinação 4: Cria uma alucinação, afetando 2
sentidos por 3 rodadas.
• Alucinação 5: Cria uma alucinação, afetando 2
sentidos por 5 rodadas.
• Alucinação 6: Cria uma alucinação, afetando 3
sentidos por 3 rodadas.
• Alucinação 7: Cria uma alucinação, afetando 3
sentidos por 5 rodadas.
• Alucinação 8: Cria uma alucinação, afetando 4
sentidos por 5 rodadas.
• Alucinação 9: Cria uma alucinação, afetando 4
sentidos por 8 rodadas.
• Alucinação 10: Cria uma alucinação, afetando 5
sentidos por 5 rodadas.
#2 Ares Enviado : 02/05/12 19:25
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Eu vendo de forma rápida acho que sim,poderia fazer o tempo parecer que passou mais rápido para alguns sentidos.Acelerando o que acontece na alucinação.
E se for assim provavelmente a vitima sentiria que o tempo esta mais rápido.Mas teria que afetar todos os sentidos,pois não adianta colocar para ela ver mais rápido(não será a coisa verdadeira que ela vê,e sim o que a pessoa quiser) e ela continuar ouvindo na mesma velocidade.Teria que afetar no minimo visão e audição.
#3 Hugar Enviado : 02/05/12 20:21
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Concordo com Ares, mas não creio ser justo trocá-la só pq é boa. As perdidas são tão boas quanto as conhecidas, e as ancestrais são poderosas demais. Não acho argumento válido trocá-la, para ficar mais dificil de conseguir, só pq é boa, ou não teriamos magias boas...
#4 El Gato Enviado : 03/05/12 08:20
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Essa é uma das típicas magias em que falhar na resistência é algo mortal.
Assim como era sono, entre outras.
Mas a discussão não é essa, pelo menos não ainda.
Agradeço a opinião dos senhores e aguardo as próximas.
#5 El Gato Enviado : 05/05/12 11:41
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Esqueci de fazer um comentário.
Eu presumo que a magia tenha sido projetada para que cada rodada pudesse ser cumprida pelo controlador, sem alterar o tempo.
Acredito que essa brecha que se tem para possíveis modificações de interpretação do tempo (no caso da vítima) seja um erro de designer.
Um detalhe muito importante é que, a magia não afeta a mente propriamente dito.
Ela afeta os sentidos. A forma com que o cérebro reagiria as alterações sensoriais estranhas a ele (Alteração Temporal). Deve ser levado em consideração nessa analise.

Pense: Ao alterar a cronologia, você está tentando fazer o cérebro receber e processar todas aquelas informações que deveriam estar em uma escala padrão, de forma mais rápida. Logo a vítima teria o direito de perceber que existe algo estranho com ela, mesmo que de forma instintiva.
#6 Hugar Enviado : 05/05/12 12:59
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Discordo, El Gato. Quando vc aumenta a velocidade do player de um filme, seu cerebro está funcionando perfeitamente, não é ele o afetado. Se a magia permitir ao evocador controlar perfeitamente e como quiser os sentidos, basta passar tudo mais rápido, desde que afete ao menos a visão e a audição, ou o afetado perceberia imediatamente.

Pense, se o evocador envia à visão do afetado uma "cena" duas vezes mais rápido que o normal, e à sua audição um "som" duas vezes mais rápido que o normal, ao menos isso, a vítima teria a impressão que tudo ao seu redor está acontecendo duas vezes mais veloz que o normal, mas possívelmente não a vítima.

Compreendes?
#7 El Gato Enviado : 05/05/12 23:21
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Hugar escreveu:
Discordo, El Gato. Quando vc aumenta a velocidade do player de um filme, seu cerebro está funcionando perfeitamente, não é ele o afetado. Se a magia permitir ao evocador controlar perfeitamente e como quiser os sentidos, basta passar tudo mais rápido, desde que afete ao menos a visão e a audição, ou o afetado perceberia imediatamente.

Pense, se o evocador envia à visão do afetado uma "cena" duas vezes mais rápido que o normal, e à sua audição um "som" duas vezes mais rápido que o normal, ao menos isso, a vítima teria a impressão que tudo ao seu redor está acontecendo duas vezes mais veloz que o normal, mas possívelmente não a vítima.

Compreendes?

Não compreendi seu exemplo hugar.
vou comentar apenas a questão do player do filme.
Quando vc duplica a velocidade do filme seu cerebro imediatamente descobre que o filme está passando mais rápido.
isso não seria motivo suficiente para você desconfiar que está sendo manipulado? e quando se é alvo de magia você sente isso.
esses dois fatos acho que são mais do que suficientes para rolar o teste e saber que é uma alucinação sensorial, não acha?
#8 Ares Enviado : 06/05/12 00:03
Jogador: Ares
EF:
EH:
Karma:
Então,eu concordo que vai dar pra perceber que o tempo esta passando mais rápido.Mas dai é problema do mago que deve a ideia e de quem foi atingido pela magia,e não do sistema em si.
Então para mim a pessoa sentiria a diferença no tempo,mas não vejo que tenha que modificar a magia.Seria este um ponto fraco ao se fazer isto.
#9 El Gato Enviado : 06/05/12 13:44
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Ares escreveu:
Então,eu concordo que vai dar pra perceber que o tempo esta passando mais rápido.Mas dai é problema do mago que deve a ideia e de quem foi atingido pela magia,e não do sistema em si.
Então para mim a pessoa sentiria a diferença no tempo,mas não vejo que tenha que modificar a magia.Seria este um ponto fraco ao se fazer isto.


Também acho que vai ser possível sentir o tempo passando mais rápido, e você Hugar?

Outra Questão.
Quando falava da modificação da magia ou a troca da mesma por outra. É exatamente porque ela proporciona a morte da vítima em seus níveis mais baixos e de diversas formas diferentes.
Imagine Ares como é frustrante pra um jogador, perder sua ficha pra uma magia de nível baixo.
Por isso comparei a magia a magia sono do tagmar 1. Nos níveis baixos ela já tem potencial pra matar qualquer jogador. Basta só ter um pouco de criatividade.

Eu não defendo a modificação da magia, defendo a troca dela por outra. E e ela pode passar a ser perdida.
Ela tem potencial pra ser uma perdida do modo que está, mas não me parece uma magia justa pra ser uma das conhecidas.
#10 Hugar Enviado : 06/05/12 13:44
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
O mesmo que o Ares falou. Ele vai "ver" o tempo passar mais rápido, mas para desconfiar que seja efeito de magia e ainda mais de alucinação, já é outra história. Ele pode achar que é um lapso temporal, ou um item mágico o levando para o futuro, ou uma magia que afete o tempo. Se eu apenas narrasse isso ao jogador, duvido que ele pensasse se tratar de alucinação. Mas se ele desconfiar que são seus sentidos o problema, daí sim eu dou a chance do teste pra ele, e se ele passar vai acontecer somente o que diz as regras: ele não confiará em seus sentidos, mas continuará sobre efeito da magia.

E na última passagem da magia, diz que o que é afetado é a mente da vítima. A MENTE!
#11 El Gato Enviado : 06/05/12 13:46
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Hugar escreveu:
O mesmo que o Ares falou. Ele vai "ver" o tempo passar mais rápido, mas para desconfiar que seja efeito de magia e ainda mais de alucinação, já é outra história. Ele pode achar que é um lapso temporal, ou um item mágico o levando para o futuro, ou uma magia que afete o tempo. Se eu apenas narrasse isso ao jogador, duvido que ele pensasse se tratar de alucinação. Mas se ele desconfiar que são seus sentidos o problema, daí sim eu dou a chance do teste pra ele, e se ele passar vai acontecer somente o que diz as regras: ele não confiará em seus sentidos, mas continuará sobre efeito da magia.

E na última passagem da magia, diz que o que é afetado é a mente da vítima. A MENTE!


Que é um fato contraditório nas inscrições da magia já que ela se trata de uma alucinação sensorial e não mental.
Pra mim esse último trecho deveria ser analisado, pois parece uma falha na confecção das inscrições do encanto.
#12 Hugar Enviado : 06/05/12 13:48
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
De fato é uma magia poderosa, e acho sim possível a vítima sentir o tempo passando mais depressa. Temos que lembrar que como qualquer magia, ele tem RM, e se vc for um personagem mais forte, vai ser mais fácil resistir, e que ela tem duração e que pra afetar um grupo inteiro é muito dificil, e que seus inimigos se tornam melhores e mais inteligentes conforme avançam, e que é dificil cair mais de uma vez na mesma armadilha...
#13 El Gato Enviado : 06/05/12 13:55
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Qual é a sua opinião Hugar.
Eu vejo uma magia poderosa demais pra figurar entre as conhecidas e você?
#14 Fábio_CM Enviado : 07/05/12 01:15
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Opinião:
Modificar a parte que diz
Citação:
Quando isto acontecer, a vítima tem direito a tentar uma Percepção difícil.

Acho que o melhor seria deixar a critério do mestre escolher a dificuldade, deixando como sugestão um teste difícil, mas permitindo variações dependendo da verossimilhança da ilusão. Por exemplo, fazer a vítima acreditar que está ficando velha pode exigir um teste médio, e não difícil, de percepção. Fazer um desconhecido parecer com outra pessoa, mesmo que a vítima da ilusão esteja avisada, poder precisar de um teste muito difícil ou pior.
#15 Hugar Enviado : 07/05/12 09:10
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Minha opinião é que ela é sim uma magia poderosa, mas que isso não julga de forma alguma torna-la desconhecida. Primeiro que as desconhecidas em si são de igual poder as conhecidas; segundo que ela não é poderosa o suficiente para entrar para as ancestrais. Alias, tem um milagre ancestral de Plandis que a torna muito mais poderosa, fazendo a vítima perder os sentidos, dê uma olhada.

A lista comum de magias deve contar com magias poderosas, ou o jogo perde a graça! Somente as desconhecidas são poderosas? Como assim? Não se julga.
#16 El Gato Enviado : 08/05/12 10:03
Jogador: El Gato
EF:
EH:
Karma:
Fábio_CM escreveu:
Opinião:
Modificar a parte que diz
Citação:
Quando isto acontecer, a vítima tem direito a tentar uma Percepção difícil.

Acho que o melhor seria deixar a critério do mestre escolher a dificuldade, deixando como sugestão um teste difícil, mas permitindo variações dependendo da verossimilhança da ilusão. Por exemplo, fazer a vítima acreditar que está ficando velha pode exigir um teste médio, e não difícil, de percepção. Fazer um desconhecido parecer com outra pessoa, mesmo que a vítima da ilusão esteja avisada, poder precisar de um teste muito difícil ou pior.


Um teste variável a critério do mestre já é uma grande ajuda.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.