Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Responder
Preparando Aventuras [Dúvidas]
#1 Samyaza Enviado : 06/07/12 10:18
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Pessoal, estou preparando algumas aventuras para serem narradas depois da palestra que acontecerá aqui em SP. Estou na parte final da primeira aventura e topei com algumas dúvidas:

1 - Quero colocar alguns goblins que vão derrubar uma série de pedras previamente preparadas sobre os PJ´s, a idéia é permitir um teste de Agilidade (a dificuldade dependerá do sucesso ou não num teste anterior de Escutar e/ou Observar) porém, não sei se estou agindo correto colocando desta forma e não sei qual dano as pedras causariam, seriam pedras não muito grandes, o suficiente para no máximo 2 goblins carregarem, mas seriam muitas, uma chuva delas. Outra coisa, caso algum PJ tenha a Técnica de Esquiva, ele poderia fazer um teste usando o total em Esquiva ao invés de Agilidade?

2 - A segunda armadilha seria ou um poço com óleo que eles cairiam ou então ao invés de pedras o goblins jogariam óleo. A dúvida é, depois de atearem fogo nos PJ´s quanto de dano esse fogo causa por rodada? Posso pedir testes de RF pra atenuar esse dano?


3 - Como criar armadilhas em Tagmar? Eu pensei em ter um valor de ataque que não considera a armadura do alvo, como uma magia, e um dano que seria calculado comparando o dano das armas (estacas de madeira causariam um dano igual ao de um gládio? setas causariam dano igual ao de uma flecha? Uma lâmina que funciona como pêndulo causaria dano igual ao de um machado?) To precisando de sugestões, to até pensando em adaptar algumas armadilhas do livro do mestre de D&D 3.5 alguém tem idéia de como fazer a adaptação?
#2 Samyaza Enviado : 06/07/12 14:34
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Um adendo, to incluindo na aventura um combate com um trol é uma aventura para 4 pj´s de estágio 1,as fichas estão prontas, para estimar os resultado usei o seguinte, calculei a média de dano por rodada que o grupo causa (considerando a arma principal de cada um e não considerando as magias de ataque) e o dano do trol. Usando essa média e reduzindo a cada rodada esses valores, cheguei a conclusão de que o trol morre até a quinta rodada facilmente, já os PJ´s provavelmente não, alguém concorda? Errei ao usar esse método pra definir o quão arriscado é o combate?
#3 Hugar Enviado : 06/07/12 15:09
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Por partes.

1)Eu não permitiria a técnica esquiva. Primeiro que é a habilidade de se esquivar de golpes; segundo porque ela não permite movimento do personagem (leia deslocamento). Ao invés de teste de Agilidade, eu colocaria teste de Acrobacias, que é um uso comum nesses casos;

Para estimar o dano, você poderia estimar uma coluna de ataque e um dano. Por exemplo, coluna 10, dano base 4. Assim se atingir 100% causaria 16. Assim, o sucesso em teste de Acrobacias diminuiria. Exemplo: se a pedra conseguiu 75% e o teste de Acrobacias 50% (laranja), as pedras causariam 25% de dano (4) naquela rodada naquele personagem.

Mas tudo isso é só uma sugestão minha. Seria como eu faria as coisas.

2)Se você ateasse fogo nos personagens eles morreriam. Ponto. Quanto mais óleo. Faça semelhante ao teste de Bola de Fogo então. Armaduras de nada servem. RF é interessante sim. O dano por rodada seria elevado, talvez 2 ou 3 por rodada direto na EF. Mas veja que alguém atingido por óleo em chamas não se apaga com facilidade. Água mesmo não seria tão fácil de apagar. É mais fácil o personagem morrer duma vez.

3)Não há regras sobre isso, mas o livro dos vilõe promete trazer esse conteúdo (e masmorras, e castelos, e vilões, e...). Melhor você criar o seu mesmo, ou usar o do d&d q é muito bom.

4)Geralmente o uso do estágio e comparação com combatentes ou não já basta. Some os estágios de seus personagens e compare com o do trol. Se eles chegarem lá com 100% de suas capacidades, é claro. E compare também a criatura com seu potencial de combate. O trol é um claro combatente. Sua equipe também tem?
#4 Samyaza Enviado : 06/07/12 15:29
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Sempre bom ter gente disposta como vc pra ajudar Hugar, vamos lá te encher mais o saco:

1 - Boa a idéia do teste de Acrobacias, não tinha pensado nele. No caso do jogador não possuir nível na habilidade ele rola na coluna -7 (adicionando o atributo Agilidade), certo?

A sua sugestão de coluna de ataque e dano é essa mesmo ou vc usou só como exemplo? Neste caso o dano eu contaria direto na EF ou eles poderiam usar a EH (acho que só se tivessem sucesso num teste de Observar/Escutar neh?)

2 - No caso então eu daria 2 pontos de dano na EF por rodada, um teste de RF poderia reduzir o dano, mas o que fazer, peço um teste de RF e estipulo uma dificuldade ou estipulo uma Força de Ataque pras chamas? Quais sugestões pra ambos?

3 - Acho que vou adaptar usando sua idéia das pedras, uma coluna de ataque e um dano.

4 - Neste caso o PJ´s estão 100%, são um anão guerreiro, um humano sacerdote, um elfo mago e uma pequenino ladino.
O dano total que eles causam por rodada é de 35, o trol causa 15.
Levando em consideração que na aventura o trol ataca com 2 porretes (possui ambidestria) e que os alvos deles são o guerreiro e o sacerdote primeiro, ficou assim:

rodada 1 -> anão guerreiro recebe ataque e fica com EH 6, humano sacerdote recebe ataque e fica com EH 0, trol recebe 4 ataques e fica com EH 0.

rodada 2 -> anão guerreiro recebe ataque e fica com EH 0, humano sacerdote recebe ataque e fica com EF 7, trol recebe 3 ataques e fica com EF 20, humano sacerdote cura sua EH.

rodada 3 -> anão guerreiro recebe ataque e fica com EF 13, humano sacerdote recebe ataque e fica com EH 0, trol recebe 4 ataques e fica com EF -10.

É claro que usei uma série de critérios e que não é a forma mais exata de se verificar se o bicho é pauleira ou não, mas achei fácil demais ele morrer na terceira rodada


#5 Hugar Enviado : 06/07/12 17:05
Jogador: Hugar
EF:
EH:
Karma:
Estou a disposiçao, mestre Samyaza.

1)Certo. Usei como exemplo mas me parece sensato. Veja bem, pedras pequenas causam pouco dano (base 4), mas como são muitas há muita chance de acertar (coluna 10). Eles tem direito de usar EH sim, isso é interpretado como eles saltando para longe das pedras. Eu faria o seguinte: se eles passasem no teste de percepção (escutar/observar) eu daria a eles a chance de usar acrobacias para diminuir o dano. Caso contrário teriam de se conformar com o dano na EH. EF somente se saísse um crítico.

2)Sinceramente são poucas as vezes que eu uso RF, então sou ruim de estipular. Se os goblins jogarem óleo flamejante neles eu faria um teste igual ataque com bola de fogo, atingindo, supostamente, todos, não sei como é a situação sua aí. Se atingisse alguém (1oo% na EH ou crítico) aí eu pediria um teste de RF contra FA 12 por exemplo (afinal, é fogo). Causaria 3 de dano por rodada, além de impedir a ação do personagem até que ele passasse no teste de RF, simulando assim que ele conseguiu se controlar e extinguir o fogo.

4)Está considerando que ambidestria diminui cada ataque de 25% ne? E como atacar não é a única ação em combate (tem magias, habilidades e técnicas), talvez seu método não seja tão seguro, ainda mais dependendo da sorte dos personagens. A melhor opção, a meu ver, é comparar os estágios. Eles já servem pra isso. Um grupo no total de 4 estágios, bem divididos devem dar conta de um oponente guerreiro até estágio 4 com toda certeza.
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.