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Técnicas de Combate Após a Coluna 20 [sugestão]
#1 Felix Enviado : 04/08/12 15:51
Jogador: Felix
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Lendo o livro de regras, pude observar que não existe nada falando sobre as Técnicas de Combate após a coluna 20.
Gostaria de saber se as tecnicas ROLADAS como (combate com escudo, etc.), funcionam como os ataques, que após a 20 já começam com 50%.
Obrigado.
#2 †_Junior_† Enviado : 05/08/12 09:56
Jogador: †_Junior_†
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Se não estou enganado, habilidades e técnicas de combate após a coluna 20, faz o seguinte:

Faz-se dois lançamentos: um na coluna 20 e outro na coluna que complete até o nível da habilidade ou técnica. Considera-se o melhor resultado. Ex: Possuo 28 em Golpe Letal. Faço um lançamento na coluna 20 e na coluna 8. O melhor resultado é o que eu tenho que considerar. Caso venha uma falha no primeiro lançamento, não se lança o segundo. Caso a falha venha no segundo, considera o primeiro automaticamente.


Espero ter ajudado! Abraço!
#3 Felix Enviado : 06/08/12 18:05
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Alguém poderia confirmar com exatidão a informação dada pelo junior?
Obrigado
#4 Hugar Enviado : 06/08/12 18:48
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Manual de Regras: Habilidades: Casos Especiais: Uso de Habilidades Acima da Coluna 20:

"Para Habilidades com total acima de 20 deve-se subtrair 20 do total quantas vezes forem necessárias até atingir um valor entre 1 e 20. Para cada vez que se subtrai, deve-se fazer um novo rolamento na coluna 20. O resultado Azul Escuro vale como Muito Difícil (Azul Claro) para rolamentos de Habilidade.

Exemplo: um Ladrão tem Ações Furtivas com Total 23, assim ele joga uma vez na coluna 20 e uma vez na coluna 3, tirando totais Branco e Azul. Ele então escolhe o melhor resultado, Azul (Muito Difícil). Se ele tivesse o total de 54 nesta Habilidade, ele jogaria duas vezes na coluna 20 e uma na 14 (54-20-20=14).

Note que falhas inutilizam os rolamentos seguintes, mas não os anteriores. Exemplo: se alguém usa uma Habilidade na coluna 72, mas obtém resultado 1 no primeiro rolamento os outros são ignorados e a tentativa falha. Mas se o resultado 1 (falha) só saísse no terceiro rolamento, os demais são ignorados e escolhe-se o melhor resultado até então.
"

Manual de Regras: Combate: Ataques Acima da Coluna 20:
"Existem situações onde a coluna de resolução ultrapassa a coluna 20. Para isto deve-se usar a seguinte regra:

Pega-se o número correspondente à Coluna de Ataque e se subtrai 20 até atingir um valor entre 1 e 20 (ex: 32 corresponde à coluna 12). Na coluna obtida deve ser somado o ajuste de mais 2 níveis de dano (+50%) a cada 20 colunas reduzidas.

Exemplo: atacando na coluna 32 você ataca na coluna 12 (32 – 20) com dois níveis de dano a mais no resultado, um erro se torna 50%, um ataque 25% se torna 75%, 50% tornam-se 100% , 75% se tornam 125% e 100% se torna 150%.

Esta regra permite que o ataque seja feito em colunas muito altas mantendo a linearidade do sistema, bastando que a cada 20 colunas se some mais dois níveis de dano. Assim um ataque na coluna 49 é feito na coluna 9 (49-20-20), mas com dano somado em 100% (quatro níveis). Para a coluna 78 o ataque é feito na 18 (78-20-20-20) e o dano é somado com 150% (seis níveis).
"

Eu, particularmente, usava a regra do combate mesmo para habilidades, mas somando 25% ao inves de 50%. Achava mais coerente. Mas é minha opinião.

Tecnicas de combate são como habilidades, então acho que o melhor a se proceder é usar as regras das habilidades.
#5 Felix Enviado : 06/08/12 20:28
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Hmm, então realmente existe a falta da regra.
Será que esse vazio será preenchido?
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/08/12 08:22
Jogador: Marcelo_Rodrigues
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As regras existem e o Hugar relacionou elas, só não estão explicitamente relacionadas as técnicas de combate.

Há técnicas que somam o total a outra habilidade como é o caso de Carga, Ataque Oportuno, Ataque de Surpresa, neste caso basta somar e não há problemas para >20.

Há técnicas que são como habilidades (Atirar em Movimento,Combate não Letal, Força Interior), que se tem de fazer um teste de dificuldade, então devem ser tratadas como habilidades a plicado-se a regra para habilidades com total >20.

Quanto a ideia de somar 25% (não oficial), seria uma opção interessante, mas não estudei a matemática estatística disto para afirmar se funcionará bem.

Podemos sim é deixar isto mais explicito no capítulo 4.

#7 Felix Enviado : 07/08/12 10:33
Jogador: Felix
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Realmente é importante explicitar isso no livro.
Seria bom mesmo ter essa regrinha do +25%, pois não é toda hora que conseguimos ter fichas boas o suficiente para isso.
Estuda isso direito marcelo, pode ser algo interessante.
#8 Hugar Enviado : 07/08/12 15:54
Jogador: Hugar
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Marcelo, veja bem. Nada de estatística, simples observação. Em combate, diz para aumentar em 50% o "acerto" q equivale. E parece mesmo. Se eu adicionar dois niveis de sucesso a coluna 0, dá as mesmas cores da coluna 20. Claro que Habilidade é caso diferente, envolve probabilidade de acerto e não o grau de acerto de um golpe, mas na prática é a mesma, é um teste.

Eu não aumento o sucesso de uma habilidade em 50% pq é muita coisa, mas aumentar em 25% me parece mais sensato que dar outra chance pro cara em uma coluna baixa e correr o risco da falha arruinar tudo.

Isso tudo, como disse, a partir e observação. É claro que uma análise estatística seria muito mais adequado.
#9 El Gato Enviado : 07/08/12 18:36
Jogador: El Gato
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Hugar escreveu:
Marcelo, veja bem. Nada de estatística, simples observação. Em combate, diz para aumentar em 50% o "acerto" q equivale. E parece mesmo. Se eu adicionar dois niveis de sucesso a coluna 0, dá as mesmas cores da coluna 20. Claro que Habilidade é caso diferente, envolve probabilidade de acerto e não o grau de acerto de um golpe, mas na prática é a mesma, é um teste.

Eu não aumento o sucesso de uma habilidade em 50% pq é muita coisa, mas aumentar em 25% me parece mais sensato que dar outra chance pro cara em uma coluna baixa e correr o risco da falha arruinar tudo.

Isso tudo, como disse, a partir e observação. É claro que uma análise estatística seria muito mais adequado.


Gostaria de complementar.
É uma questão de justiça. Enquanto as técnicas não roladas como Carga continuam evoluindo ao passar da 20>, as roladas poderiam sim ser acrescidas de +25% para acompanha-las na evolução.
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/08/12 20:38
Jogador: Marcelo_Rodrigues
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Pessoal,

o sistema de regras da tabela colorida utiliza um modelo matemático de retas e curvas.

Ao passar da coluna 20, e fazer 2 lançamentos as probabilidades matemáticas mudam.

O que quis dizer é que somar +25% não necessária irá ser melhor que fazer 2 rolamentos.

E notem que o correto era fazer o prolongamento das curvas para alem da coluna 20.

Precisa ser feita o calculo de análise combinatória para determinar o % de probabilidade de cada uma.

Vou ver se providencio isto para explicar aqui.
#11 Felix Enviado : 09/08/12 08:18
Jogador: Felix
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Quando li +25%, pensei em técnicas usando 125%, 150%, 175%, etc.
As tecnicas não poderiam ter uma atualização para suportar isso?.
Talvez fosse interessante permitir a opção de duas rolagens ou +25%, ja pensando no futuro onde técnicas nestes dois formatos pudessem ser inventadas.
O que acha marcelo?
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 10/08/12 20:02
Jogador: Marcelo_Rodrigues
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Pessoal,

analisei as coisas e descobri que proposta realmente é boa se for semelhante ao usadas nos ataques, mas inves de somar 50%, deve-se subtrair 2 niveis de dificuldade (-50%).

Usando o texto semelhante de combate, ficaria assim:


Pega-se o número correspondente à Coluna do Total da habilidade e se subtrai 20 até atingir um valor entre 1 e 20 (ex: 32 corresponde à coluna 12). Na coluna obtida deve ser subtraído 2 níveis de dificuldade a cada 20 colunas reduzidas.

Exemplo: Usando Escalar Superfície (Difícil) na coluna 32 você usará a Coluna 12 (32 – 20) com dois níveis a menos de dificuldade o que corresponderá a Fácil.

Esta regra permite que a habilidade seja feito em colunas muito altas mantendo a linearidade do sistema, bastando que a cada 20 colunas se subtraia dois níveis de dificuldade. Assim uma habilidade na coluna 49 é feita na coluna 9 (49-20-20), mas com 4 níveis a menos de dificuldade

OBS: testes com dificuldade impossívies não podem ser feitos, não importando o total da habilidade.


Esta forma usa o conceito da tabela infinita que foi criado no Tagmar 2.
#13 Hugar Enviado : 10/08/12 20:29
Jogador: Hugar
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Bom, gostei. Isso se extende a essas Tecnicas de Combate que devem ser roladas e tem dificuldades e atuam como habilidades??
#14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 11/08/12 09:43
Jogador: Marcelo_Rodrigues
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Hugar escreveu:
Bom, gostei. Isso se extende a essas Tecnicas de Combate que devem ser roladas e tem dificuldades e atuam como habilidades??


Isso! Só as que tem que ser rolado um teste de dificuldade. As demais não são afetadas pelo fato de passarem do nivel 20.
#15 El Gato Enviado : 11/08/12 20:18
Jogador: El Gato
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Fala ai rapaziada, blz?

1) E o fato que foi levantado do Combate com Escudo? Este pode ser usado pra atacar.
2) Após a 20 ele não deveria somar 50%, pois é um ataque?
3) Qual a diferenaça na prática Marcelo de somar +50% ao invés de retirar os 50%?
4) Não seria bom deixar a opção de somar, pelo motivo que eventualmente podem surgir mais técnicas que sejam usadas como ataque? Sempre bom pensar no futuro.
Abração
#16 Marcelo_Rodrigues Enviado : 12/08/12 09:28
Jogador: Marcelo_Rodrigues
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1) E o fato que foi levantado do Combate com Escudo? Este pode ser usado pra atacar. Neste caso, usa-se a regra de para combate. A regra acima é apenas para as habilidades que fazem teste de habilidade.

2) Após a 20 ele não deveria somar 50%, pois é um ataque? Sim, nesta caso sim, já que é um ataque.

3) Qual a diferenaça na prática Marcelo de somar +50% ao invés de retirar os 50%? o +50 é para ataques. O -50% é para a havilidade, já que ela tem que ser mais facil. Se somar vc vai é dificultar!

4) Não seria bom deixar a opção de somar, pelo motivo que eventualmente podem surgir mais técnicas que sejam usadas como ataque? Sempre bom pensar no futuro.
Abração. Sim, neste caso são 3 caso:

a) para habilidades com teste de dificuldade, se subtrai 2 niveis de dificuldade.

b) para tecnicas que usadas para combate usa-se a regra de combate.

c) para tecnicas que dão bonus, ou que retiram penalidades, não há mudanças para totais > 20.

#17 El Gato Enviado : 12/08/12 20:44
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Marcelo_Rodrigues escreveu:

1) E o fato que foi levantado do Combate com Escudo? Este pode ser usado pra atacar. Neste caso, usa-se a regra de para combate. A regra acima é apenas para as habilidades que fazem teste de habilidade.

2) Após a 20 ele não deveria somar 50%, pois é um ataque? Sim, nesta caso sim, já que é um ataque.

3) Qual a diferenaça na prática Marcelo de somar +50% ao invés de retirar os 50%? o +50 é para ataques. O -50% é para a havilidade, já que ela tem que ser mais facil. Se somar vc vai é dificultar!

4) Não seria bom deixar a opção de somar, pelo motivo que eventualmente podem surgir mais técnicas que sejam usadas como ataque? Sempre bom pensar no futuro.
Abração. Sim, neste caso são 3 caso:

a) para habilidades com teste de dificuldade, se subtrai 2 niveis de dificuldade.

b) para tecnicas que usadas para combate usa-se a regra de combate.

c) para tecnicas que dão bonus, ou que retiram penalidades, não há mudanças para totais > 20.



Pra facilitar marcelo além de acrescentar isso na descrição no livro de regras, você vai por em cada habilidade um lembrete como ta fazendo com as magias (Resistência à Magia: Sim/Não)?

Ex¹: Dificuldade Após à 20: -50%
Ex²: Dificuldade Após à 20: +50%
Ex²: Dificuldade Após à 20: Nada


Ou algo do genero?
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